quinta-feira, 22 de março de 2012

Mostra de Capoeira leva cultura e shows a mais duas regiões neste fim de semana

Grupo Filhos de Angola apresentando Puxada de Rede
Foto: Cristiane Mendes

Teve início na semana passada a Mostra de Capoeira Guarulhos 450 anos.
O evento é realizado pela Secretaria de Cultura através de um convênio firmado com o Ministério da Cultura. Nos dias 17 e 18 de março o Parque Jurema e o Jardim Vila Galvão receberam o encontro.
Neste fim de semana mais dois locais da cidade vão servir de palco para a manifestação cultural e também para apresentações musicais. A entrada é gratuita.
No sábado (24) a mostra estará no Jardim São João a partir das 10 horas. O evento acontece na rua Juarez Távora, s/nº, próximo da Praça Orobó. O grupo Sambarockano anima a festa. Melvin Santana é a atração musical do domingo (25). A rua Rosa de Ouro, s/nº, no Jardim Cumbica, é o endereço do encontro que começa às 10 horas.
Taboão e Jardim Bom Clima são as regiões por onde a mostra passará nos dias  31 de março e 1° de abril, respectivamente.
O encerramento da mostra itinerante acontece no dia 15 de abril no Pátio de Eventos do Adamastor Centro, onde haverá uma grande celebração com a participação de grupos de capoeira e mestres griôs capoeiristas ministrando palestras sobre o tema.
Para fechar a festa, sobem ao palco a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene/SP e as cantoras Céllia Nascimento e Erica Cardial.
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a arte da capoeira é uma das mais antigas e populares manifestações culturais do país.
Pensando nisso, foi criado o projeto que pretende promover a capoeira como uma forma de integração social e familiar, além de contribuir para o fortalecimento da prática da capoeira na  cidade e região.
Também é objetivo da mostra fomentar a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade da capoeira e assim assegurar a preservação desta arte como patrimônio brasileiro.
Outro fator que motivou a elaboração deste projeto é a falta de oportunidades e perspectivas de vida que contamina uma enorme parcela dos jovens, deixando-os mais suscetíveis a práticas de atividades criminosas.
“Assim, entendemos que com esta mostra, a capoeira pode ser muito importante no contexto social-econômico-cultural atual, visto que ela surgiu em condições semelhantes àquelas que são impostas pela sociedade contemporânea”, explica Wagner Elmi, gerente do Departamento de Atividades Culturais, da Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário