quinta-feira, 28 de julho de 2011

AUDIÊNCIA PUBLICA NA CAMARA PARA A CAPOEIRA E HOMENAGEM AOS MESTRES DE NOSSA CIDADE

ACONTECERÁ NO PROXIMO DIA 05 DE AGOSTO AS 19:30 HRS UMA SEÇÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS UMA AUIDENCIA PUBLICA E HOMENAGENS A SEMANA DA CAPOEIRA. NA OPORTUNIDADE SERÁ FEITO UMA HOMENAGEM AO MESTRE MIRÃO, A TODOS OS MESTRE DE NOSSA CIDADE, A SELEÇÃO GUARULHENSE DE CAPOEIRA E POSSE DO NOVO CONSELHO DE MESTRES. CONFIRAM E PARTICIPEM.

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos."

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CURSO DE PENTEADO AFRO

Coordenadoria da Igualdade Racial promove oficina de penteado afro em Guarulhos
Os eventos comemoram o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha
Redação LRGC

Foto: Divulgação
A Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos está realizando desde segunda-feira (25) a  5ª Semana da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, que se estenderá com uma série de atividades até sábado (30).Nesta quinta-feira (28),na rua Alberto de Melo Seabra, 292 Jd. Angélica II - Pimentas será realizada a Oficina Penteado Afro  com a Profª. Marcia de Souza.
Os eventos comemoram o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Latinoamericana e Afrocaribenhas, na República Dominicana, com o objetivo de fortalecer as organizações de mulheres negras, constituir estratégias para a inserção de políticas voltadas para o enfrentamento do racismo, sexismo, discriminação, o preconceito e outras desigualdades.
A Coordenadoria realiza a Semana da Mulher Negra desde 2007, composta por várias atividades, envolvendo debates, oficinas de valorização da identidade negra, exibição de filmes, rodas de conversas pra a promoção da mulher negra.
Para mais informações:
A Coordenadoria da Igualdade Racial fica na rua Luís Turri, 75 Jd. Zaira, Centro, Guarulhos.
Fone: 2409-6843 e 2408-5597
O Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial – XIKELELA fica na av. Dr. Timóteo Penteado, 4114 Vila Galvão
Fone: 2304-7464 e 2304-7189

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO


Vai transar ?
O governo dá camisinha.
' Já transou ?
O governo dá a pílula do dia seguinte.
' Teve filho?
O governo dá o Bolsa Família.
RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI
PRESO ?
O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO.
Todo presidiário com filhos
tem direito a uma bolsa de R$862,11 [ ' por filho ' ]  
'  Agora experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece!
Salário mínimo R$545,00. ' Se você é brasileiro passe adiante!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Novo Conselho de Mestres de Guarulhos



No ultima sábado dia 23 de julho na sede da Arte Negra em Guarulhos, foi escolhido o novo conselho de mestres da Liga Regional Guarulhense de Capoeira que estarão atuando nos próximos 3 anos.
Tivemos a presença de 90% dos grupos e mestres filiados a Liga, além claro dos demais capoeiras.
No dia tivemos a presença ilustre do Mestre Quilombo de São Paulo.
As indicações foram feitas pelo Sr José Lapa Filho ( presidente da Liga ) e a assembléia aprovou as indicações.
Sendo assim o novo conselho que irá ajudar a presidência e a executiva em assuntos diversos são:

Mestre Lapa ( Presidente do Conselho )
Mestre Chebinha ( Membro Efetivo )
Mestre Garibaldo
Mestre Pererê
Mestre Uirapuru
Mestre Gigante
Mestre Pingão
Mestre Chocolate

Obs: Ficou uma vaga em aberta que a presidência estará preenchendo com um nome até a próxima reunião da liga.

Nesta assembléia foi tratado do assunto das comemorações do dia da Capoeira em nossa cidade.
A câmara municipal estará homenageando a capoeira no dia 05 de agosto em uma seção de audiência pública, contando com a presença de todas as autoridade de nosso município ( Prefeitos, Deputados, Vereadores e Secretários ).
Será feita uma homenagem ao saudoso Mestre Mirão ( fundador da Liga Regional Guarulhense de Capoeira ) e aos mestres de nossa cidade.
Na oportunidade estarão recebendo homenagens os atletas da seleção guarulhense de capoeira que esteve presente no ultimo mês nos jogos regionais do interior e os mesmos obtiveram  resultados fantásticos; sendo campeã feminina na classificação geral e 3º colocado na classificação geral masculino.
No final uma apresentação cultural e roda de capoeira,
Contamos com a presença de todos os grupos de Guarulhos e região neste dia 05 de agosto as 19:30 na câmara municipal de vereadores.
MIRÃO VOCÊ ESTÁ PRESENTE – A RESISTÊNCIA É NOSSA

Mestre Lapa
Presidente

Diretoria Comunicação e Marketing da L R G C


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Leis pertinentes à Capoeira

Aqui você encontra um pequeno resumo sobre as Leis que regulamentam as atividades esportivas em geral e a capoeira em particular.
Em cada tópico haverá um Link correspondente à Lei citada para que você possa conferir a redação e interpretá-la.
I - INTRODUÇÃO
Encontramos no Brasil, uma série de legislações às quais estão relacionadas a prática da Capoeira, direta ou indiretamente.
Antes de tudo, se torna é necessário posicioná-la dentro do quadro social e por seus modos de fazer, ou seja, enquanto esporte ou desporto.
Genericamente, concebemos por ESPORTE, qualquer tipo de atividade física, praticada eminentemente como lazer. No caso da Capoeira, sua prática esportiva ocorre nas rodas de rua, parques e logradouros públicos, não envolvendo ensino e organização sistematizada. Há que se enfatizar que, e em se tratando de um espaço público, também está afeta a prévia autorização, através de Alvarás cedidos pelas Prefeituras locais.
Por outro lado se concebe como DESPORTO, toda atividade física, praticada com regras universais e entidade de direção. Nesta situação estarão implicadas todas as entidades que desenvolvam ensino e organização sistematizada, critérios de reconhecimento de instrutores, níveis de alunos, uniformes, graduações, independentemente de participarem ou não de competições.
Sua prática competitiva implicará em uma outra situação denominada DESPORTO DE ALTO RENDIMENTO.
Na Capoeira, assim como no futebol e em outras modalidades, encontramos o Esporte (pelada), o Desporto (escola) e o Desporto de Alto Rendimento.

II CAPOEIRA ESPORTE OU CAPOEIRA CULTURA ?
Não existe diferença.
Acontece ao mesmo tempo.
Existe algo mais cultural no Brasil que o futebol ?
O desfile das Escolas de Samba não é uma competição desportiva ?
Capoeira é Cultura, Esporte, Dança, Luta, Mística e Jogo.
A Capoeira explicada é uma Capoeira fragmentada. Não existe.
É como separar os dedos de uma mão ...
... Fora da mão estão mortos.
... Sem um dos dedos é deficiente.
O Centro de Cultura Física e Luta Regional de Mestre Bimba, fundada em 09/07/37, foi a segunda Escola Técnica de Educação Física do Brasil e um de seus maiores méritos foi obter um "registro" para sua entidade.
A Escola de Mestre Pastinha tinha a denominação de Centro Esportivo Capoeira Angola.
O Estatuto da referido Centro, fundado em 01/10/52, que se assemelha em muito o das Federações Estaduais, previa "superintender a Capoeira em todo Estado da Bahia ... sob a condição de filiação". Além disto ainda rezava o "intercâmbio com todas as entidades esportivas do país", dando inclusive aos sócios, "a gratificação equitativa de acordo com o produto da competição em que atuar por deliberação da Diretora".
Outra importante entidade foi o Centro Esportivo da Capoeira Angola Dois de Julho, de Mestre Cobrinha Verde, discípulo de Besouro Mangangá.
III - O REAPROVEITAMENTO DA CAPOEIRA COMO DESPORTO:
Desde 1886, vários autores passaram a observar os valores desportivos da Capoeira e seu reaproveitamento como um desporto. Entre eles se destacam Plácido de Abreu, Coelho Neto, Raul Pederneiras, Annibal Burlamaqui (Zuma) e Inezil Pena Marinho.

IV - RECONHECIMENTOS OFICIAIS DA CAPOEIRA ENQUANTO ESPORTE:
A Capoeira foi reconhecida como prática desportiva pela primeira vez como "LUTA BRASILEIRA (CAPOEIRAGEM)," pela Lei Federal 3.199 de 14/04/41, onde foi criado o Departamento Nacional de Capoeira junto à Confederação Brasileira de Pugilismo.
Novamente, em abril de 1953, foi reconhecida como Desporto pela Deliberação 071 do Conselho Nacional de Desporto.
Outro reconhecimento ocorreria em 26/12/72 por uma sessão do CND, cuja ata foi lavrada em 16/01/73.
Em fevereiro de 1995, a Capoeira foi definitivamente reconhecida como DESPORTO DE ALTO RENDIMENTO e inserida no seleto rol das entidades que integram o Comitê Olímpico Brasileiro - COB.
Diversas outras Leis Federais sucederam a 3.199, sendo as mais recentes a Lei 6.251 de 08/10/75, a Lei 8.672 de 06/07/93 (Lei Zico) a qual foi substituída pela Lei Federal 9.615 de 24/03/98 (Lei Pelé) e seu Regulamento estabelecido pelo Decreto Federal 2.574 de 29/04/98, a cujos textos nos ateremos mais detalhadamente.
"A pratica desportiva formal é regulada por normas nacionais e internacionais e pelas regras de prática desportiva de cada modalidade, aceitas pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto";

A CBC é a entidade maxima da capoeira reconhecida pelo COB ( Comite Olimpico Brasileiro )

segunda-feira, 18 de julho de 2011

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA LIGA REGIONAL GUARULHENSE DE CAPOEIRA DIA 23 DE JULHO

A presidência da Liga Regional Guarulhense de Capoeira vem convocar todos os Diretores, Mestres e Representantes dos grupos de capoeira; para reunião extraordinária neste sabado dia 23 de julho as 16:00 hrs na academia Arte Negra.
Assunto:
Tratar detalhes das comemorações do dia da Capoeira no mês de Agosto.

A comissão permanente da Igualdade Racial da camara municipal de Guarulhos estará homenageando os mestres, professores e enfim todos os capoeiras de nossa cidade.
Esta reunião estará tratando dos detalhes deste dia e precisamos da opinião de todos os capoeiras.

Estaremos passando os detalhes desta reunião nos proximos dias.

Mestre Lapa
Presidente

Diretoria Comunicação e Marketing da L R G C

segunda-feira, 11 de julho de 2011

SUCESSO DA SELEÇÃO GUARULHENSE DE CAPOEIRA NOS JOGOS REGIONAIS EM PINDAMONHANGABA 2011



A seleção guarulhense de capoeira no comando do técnico Sidnei Santos consagrou-se no ultimo dia 08 de julho Campeão Feminino e 3º colocado no masculino por equipe 1º Divisão.
A seleção fez uma das mais brilhantes participações em jogos regionais.
Os jogos estão acontecendo na cidade de Pindamonhangaba - sp.
Nas competições individuais os atletas conquistaram medalhas em todas as categorias que competiram: Veja os Resultados:

Feminino
1º Lugar: Monica Marins - Peso Pesado
2º Lugar: Luciana Ap Morais - Peso Médio.
2º Lugar: Bethania Pendeza - Peso Pesado.
3º Lugar: Rafhaela Cavalcantti - Peso Leve.



Masculino
1º Lugar: Leandro Lopes de Oliveira Perrotto - Peso Meio Pesado.
3º Lugar: Juthai Santana Borges - Peso Leve.
3º Lugar: André Pires de Oliveira - Peso Médio.
5º Lugar: Diego Vidal Santos - Peso Pesado


Parabéns a toda equipe e comissão técnica. Guarulhos esta em festas e a capoeiragem agradece.

Diretoria de  Comunicação & Marketing L R G C

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Seleção Guarulhense de Capoeira Segue Hoje Para Jogos Regionais Pindamonhangaba

A seleção guarulhense de capoeira, comandada pelo técnico Sidnei Santos de Oliveira, competirá nos jogos regionais aberto na cidade de Pindamonhangaba no dia  08 de julho 2011. A equipe competirá em todas as categorias de capoeira Masculino e Feminino.

Segue a relação de atletas que estarão representando a cidade de Guarulhos e a capoeiragem:


Equipe feminina

  • Mônica Marins (Arte Negra) – Peso Pesado
  • Juliana Aparecida de Oliveira (Nego da Vila) – Peso Leve
  • Bethânia Pendeza (Raízes da Arte negra) – Peso Meio Pesado
  • Tamiris Cristina Isnoldo (Quilombo dos Palmares) – Peso Meio Pesado
  • Mayara França de Lima (São Bento me Chama) – Peso Meio Pesado
  • Raphaele Martinelli Cavalcante (Arte Negra) – Peso Leve


Equipe masculina

  • Clayton Carolino da Fonseca (Quilombo dos Palmares) – Peso Meio Pesado
  • Leandro Lopes de Oliveira Perroto – Peso Meio Pesado
  • Diego Vidal Santos (Arte Negra) – Peso Pesado
  • Juthahi de Santana Borges (Quilombo dos Palmares) – Peso Leve
  • Daniel Brenneisen Roquini (Quilombo dos Palmares) – Peso Leve
  • Gilvan de Jesus Pereira (São Bento me Chama) – Peso Leve
  • André Pires de Oliveira (Arte Negra) – Peso Médio

A seleção de Guarulhos vai mais uma vez defender a tradição, história e conquistas nessa competição. A capoeiragem de Guarulhos deseja aos atletas boa sorte e sucesso. Aos grupos e mestres que forneceram aos atletas nossos agradecimentos. Parabéns ao técnico Sidnei Santos pela iniciativa e dedicação em treinar e preparar a equipe para as competições. Boa sorte!

Estaremos acompanhando e registrando cada detalhes das competições

Amauri Rodrigues

Dir de Comunicação e Marketing