quarta-feira, 31 de julho de 2013

Capoeiristas Realizam Apresentação de Abertura da 2º Conferência Regional da Igualdade Racial


A Liga Guarulhense de Capoeira juntamente com Grupos de Capoeira e Conselho de Mestres realizaram a Abertura da 2º Conferência Regional da Igualdade Racial.

Na ocasião a comunidade da capoeira realizou uma grande RODA e uma apresentação com a Orquestra de Berimbaus para recepcionar os convidados e autoridades da conferência.

Um momento marcante da capoeira foi quando Célia Nascimento ( Filha do Saudoso Mestre Mirão ) convidou os mestres para acompanha-la com os berimbaus na execução da musica Canto das Três Raças.
Esta musica foi uma solicitação do Prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida.

A Liga Guarulhense de Capoeira esteve representada na conferência com uma comitiva  composta de 20 membros; são eles: Mestres Lapa, Mestre Pererê, Mestre Irapuru, Mestre Bicheiro, Mestre Cebolinha, Mestrando Padeiro, Professor Sidney Santos, Professor Wescley Tinoco, Amauri Diniz, Cristiane Mendes e alunos...

Estes representantes participaram de todos os processos dos dois dias de conferência; Abertura, Palestras, Salas Temáticas, Plenárias e Eleição de Delegados.

Nas salas temáticas a Liga de Capoeira participou: Sala da Educação, Esporte e Lazer e na Sala de Cultura e Comunicação.

A comitiva conseguiu exito nas 9 propostas de interesse da comunidade capoeiristica.

Duas das propostas aprovadas na assembléia geral foi a criação do Centro Unificado da Capoeira e Culturas Afros Brasileiras e a inclusão dos profissionais da capoeira nos cursos de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação no município de Guarulhos.


Nesta conferencia a Liga Guarulhense de Capoeira conseguiu manter uma representatividade excelente de delegados para as conferências estaduais, elegendo o Mestre Irapuru, Professor Sidney Santos e Amauri Diniz que continuaram defendendo as propostas e os interesses da capoeira no âmbito estadual; rumo a conferencia Nacional.

A 2º Conferência Regional da Igualdade Racial contou com a participação dos municípios de Mairiporã, Arujá, Sta Izabel, Itaqua e Guarulhos.
O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de julho nas dependências do Adamastor Centro.

Parabéns a todos os envolvidos e principalmente a estes bravos guerreiros que assumiram este compromisso de defender o MAIOR MOVIMENTO AFRO BRASILEIRO  " CAPOEIRA "

NINGUÉM É TÃO FORTE, QUANTO TODOS NÓS JUNTOS...



FONTE: Departamento Comunicação e Marketing LRGC / GOA
Texto: Amauri Diniz
Foto: Cristiane Mendes
Fo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

AGENDA DE EVENTOS DA LIGA GUARULHENSE DE CAPOEIRA NESTE FIM DE SEMANA



A LIGA GUARULHENSE DE CAPOEIRA divulga agenda de evento deste fim de semana do dia 26, 27 e 28 de julho, confira...




Dia 26 de Julho ( Sexta Feira ) a partir das 19:30 - Encontro de Capoeira 2013 Lago dos Patos.
A roda de capoeira contará com a organização dos grupos filiados: Quilombo dos Palmares ( Mestre Peixe ), Filhos de Angola ( Mestre Adélcio ), Aliança Negra ( Mestre Curuca ) e Capura Arte ( Mestrando Zulu ).
Estará presente no evento o presidente da entidade Mestre Lapa e vários grupos filiados com mestres convidados.


Dia 27 de Julho ( Sábado ) as 08:30 A Liga Guarulhense realizará Abertura da 13º Conferencia da Igualdade Racial com uma grande Roda de Capoeira e uma Apresentação da Orquestra de Berimbaus. O local será Teatro Adamastor Centro.
As 15:00 estará acontecendo mais uma edição do Encontro de Capoeira 2013 no calçadão da Dom Pedro ( Em Frente a Igreja Matriz ), com a presença de todos os grupos filiados.

Dia 28 de Julho ( Domingo ) as 15:00 hrs acontecerá na Tenda do Bosque Maia o encerramento do Encontro de Capoeira com todos os grupos de Capoeiras de Guarulhos e região.

Contamos com a participação de todos os grupos filiados, mestres, professores e alunos nesta agenda, para juntos mostrarmos a força que a capoeira de nossa cidade possui.

Lembramos que no dia 03 de Agosto a entidade estará realizando o evento que comemorará o Dia da Capoeira em Guarulhos. Local Tenda do Bosque Maia a partir das 15:00 Hrs.


Fonte: Departamento Comunicação e Marketing
Foto: Amauri Diniz
Texto: Cristiane Mendes
Imagem: Guarulhos Onde Acontece

quinta-feira, 25 de julho de 2013

LIGA GUARULHENSE DE CAPOEIRA RECEBERÁ ENCONTRO DA CAPOEIRA HOJE QUINTA FEIRA 25/7



Nesta quinta feira (27) a Liga Guarulhense de Capoeira receberá edição do Encontro de Capoeira na Rua Anastácio, 34.

O conselho de mestres de Guarulhos estrá recebendo todos os grupos, mestres convidados, professores e alunos para esta grande ação no Cumbica.

Um marco para a história da Capoeira guarulhense.
A grande roda acontecerá as 19:00 hrs.

A entidade conta com a presença de todos os capoeiras da cidades para esta mostra de valores e organização da CAPOEIRA.

NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Capoeira de Guarulhos Festejará Dia da Capoeira


A LIGA GUARULHENSE DE CAPOEIRA através da Comissão de Mestres estará realizando no dia 03 de agosto o DIA DA CAPOEIRA.

O evento contará com uma programação bastante vasta para registrar esta data que comemora o maior movimento negro de nosso Brasil.

A Tenda do Bosque Maia receberá aproximadamente 300 capoeiras mais públicos a partir das 15:00 hrs com Aulão com grandes Mestres de Capoeira e uma Grande Roda de Capoeira para todos os presente.

Logo após haverá uma confraternização entre todos os capoeiras no Sindicato dos Químicos de Guarulhos; onde sera servido um suculento churrasco e sorteio de Camisa Polo Iúna e camiseta da Liga Guarulhense de Capoeira.

O convite para o churrasco já esta a venda nas academias por r$10,00 por pessoa, crianças acompanhadas não pagam.

O evento conta com a presença de todos os grupos de capoeira filiados e convidados nesta atividade.
Tragam seus alunos e juntos mostraremos para Guarulhos a nossa força  e potencial.

NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS



FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing LGC
Imagem: Amauri Diniz
Texto: Cristiane Mendes

quarta-feira, 10 de julho de 2013

GRUPO DE CAPOEIRA E C E BRASIL REPRESENTA A LIGA GUARULHENSE DE CAPOEIRA NA RUA DO SAMBA DOS PIMENTAS


Nesta terça feira de feriado ( 9 ) o Grupo de Capoeira E C E  Brasil do Mestre Dinho Caruaru esteve representando a Liga Guarulhense de Capoeira em uma apresentação de Capoeira e Samba de Roda na Rua do Samba dos Pimentas.

Estiveram presente na apresentação membros dos grupos de Capoeira Arte Negra, Aliança Negra, São Bento Me Chama e capoeiras que estão visitando a nossa cidade.

A roda de capoeira empolgou a todos os presentes e com o samba de roda levou o publico a admiração desta Arte Linda e Mágica chamada CAPOEIRA.

A Rua do Samba acontece todo último domingo de cada mês, mas devido as chuvas no ultimo domingo do mês de junho a atividade aconteceu nesta terça feira.

A atividade é uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos em parceria com a Prefeitura Municipal de nossa cidade.


" Segundo o presidente da LIESG Adelci Teixeira; esta parceria de Samba e Capoeira é fundamental para o fortalecimento dos movimentos populares e queremos resgatar esta parceria entre os dois maiores movimentos negros  de nossa cidade. Os dois movimentos estão presente em todos os cantos de nosso município.

Queremos agradecer a Liga Guarulhense de Capoeira na pessoa de seu presidente Mestre Lapa por apoiar esta iniciativa e ao Grupo E C E  Brasil Mestre Dinho pela bela apresentação".


A próxima edição da Rua do Samba será no domingo dia 28 de julho na bairro Paraventi e a capoeira com certeza estará presente com mais um grupos de capoeira representando esta comunidade que encanta e envovle a todos pelo mundo chamado " CAPOEIRA "...